Se você deseja uma página na web para a sua empresa, ou, simplesmente, por hobbie, é possível fazê-la em poucos minutos. Fazer seu site no WordPress não exige grandes conhecimentos em programação, apenas vontade.

O WordPress é um aplicativo de gerenciamento de conteúdo para a web com um layout muito intuitivo, o que possibilita a criação de páginas com poucos cliques. Ele oferece uma série de modelos prontos para que os usuários não tenham que se preocupar em programar um site do zero.

Existes duas opções da plataforma, o WordPress.com e o WordPress.org. ambos são gratuitos mas existe uma grande diferença. No primeiro, o gerenciamento de conteúdo e a hospedagem (com o URL WordPress) são gratuitos, já no segundo a hospedagem é paga.

Contudo, apesar do WordPress.org ter a questão da hospedagem separada, ele é mais completo e oferece mais liberdade de criação para o usuário, por conta disso é a plataforma mais indicada para quem quer criar um site.

Cinco Passos para fazer o seu site no WordPress

Não existe segredo para que você mesmo possa fazer o seu site no WordPress. Não é preciso amplo conhecimento em programação. Com cincos passos fáceis é possível colocar sua página na web.
Compre um Domínio: Existem vários sites para você comprar o seu domínio, que nada mais é que uma URL personalizada. O mais popular é o Registro.BR. Basta acessar o site, verificar se o domínio desejado está disponível, criar um login, escolher a forma de pagamento e pronto.

Contrate um Serviço de Hospedagem: Esse tipo de serviço também é oferecido por várias empresas, contudo a mais popular é o Hostgator, pois oferece o recurso Cpanel, que é um instalador rápido do WordPress.org.

Contratar um serviço de hospedagem também é bem fácil. Basta criar uma conta na plataforma, escolher o pacote mais adequado par você e efetuar o pagamento.

Instale o WordPress: Essa etapa também é bem simples. Primeiramente o usuário acessa o Cpanel e clica na opção QuickInstall. Em seguida é só clicar no ícone do WordPress e apertar Continue. Então é só preencher os dados e pronto.

Escolha um Tema: A plataforma oferece uma série de temas prontos para que o usuário já possa deixar o site com a sua cara. Basta clicar em Aparência, em seguida em Temas e escolha o estilo que você gostar mais.

Crie conteúdo e publique: Após escolher o tema, basta criar os conteúdos essenciais para os usuários conhecerem a proposta do seu site e publicá-lo.

Fazer o seu site no WordPress não é uma tarefa complicada, ao contrário do que muitos pensam. Contudo, após criar a sua página, lembre-se sempre de criar conteúdo com frequência para ela, isso é um dos fatores para melhorar o posicionamento dela no Google.

Por que usar o WordPress?

Existem várias plataformas de criação de sites disponíveis na internet, mas o WordPress, sem sombra de dúvidas, é mais recomendada, independente se você deseja criar um site pessoal ou profissional.
Além de ser totalmente intuitivo, o gerenciador de conteúdo possui uma extensa gama de plug-ins para deixar o seu site com as características que você desejar. Além disso, o banco de temas da plataforma também é repleto de estilos para todos os gostos.

Site Criado, e agora?

Com a sua página publicada na web o próximo passo e trabalhar para atrair mais audiência, bem como indexá-la no Google. Para isso é extremamente importante criar conteúdos com SEO, para, assim, melhorar seu rankeamento no buscador.

Agora que você já sabe como é fácil fazer o seu site no WordPress, experimente todas as possibilidades que a plataforma oferece. Explore e veja o que é útil para você.